Serviço Social do ACES de Braga

12-05-2021


Como é constituída a Equipa de Serviço Social no Agrupamento dos Centros de Saúde de Braga?

Atualmente, a Equipa de Serviço Social do ACES Cávado I - Braga é constituída por 5 Assistentes Sociais, organizados da seguinte forma:

Importa salientar que a nossa intervenção não se limita apenas à colaboração com as várias Unidades de Saúde, sendo igualmente extensível a programas em curso e equipas como a EPVA (Equipa de Prevenção da Violência Sobre Adultos), NACJR (Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco), a ECCI (Equipa de Cuidados Continuados Integrados), Gabinete do Cidadão, Conselho Clínico e de Saúde.


De que forma podem os utentes aceder aos vossos serviços?

  • Por referenciação interna, efetuada por qualquer profissional de saúde do ACES Cávado I - Braga, utilizando os meios informáticos próprios para o efeito;
  • Por iniciativa dos utentes, através de agendamento no Secretariado da URAP;
  • Por solicitação dos parceiros da comunidade, via contacto telefónico ou email.


Podem os utentes solicitar apoio do Assistente Social no domicílio e em que condições?

A visita domiciliária é um instrumento de apreensão da realidade e do contexto social onde o utente está inserido, sendo realizada sempre que pertinente para o Diagnóstico Social. A pertinência é definida pelo Assistente Social.


De que forma podemos melhorar a articulação entre a comunidade e o Serviço Social?

Da experiência que temos, e pelo facto da equipa de Serviço Social se encontrar organizada no apoio direto às várias Unidades Funcionais, estão criadas relações de proximidade e intercolaboração com os diferentes profissionais de saúde que acabam por facilitar o encaminhamento/referenciação para o serviço social.


Muitos utentes desconhecem que podem solicitar apoio do Serviço Social no ACES de Braga e têm dúvidas sobre quais as situações em que a vossa intervenção os pode ajudar. Podem dar-nos alguns exemplos de situações onde a vossa intervenção é importante?

A intervenção do Assistente Social destina-se a todos os indivíduos, famílias e grupos que se encontrem em situação de fragilidade social, nomeadamente por pobreza, desemprego/emprego precário, más condições de habitação, encargo com dependentes, instabilidade/disfuncionalidade familiar, isolamento social, comportamentos aditivos, entre quaisquer outras formas de exclusão que possam gerar desigualdades em saúde.

O Assistente Social tem um papel de divulgador, facilitador do acesso ao sistema de saúde, informador, interventor em problemas sociais que afetam o estado de saúde, humanizador, mediador, orientador, sensibilizador e de ouvinte.


A saúde na sua definição inclui o bem-estar social. Podem ajudar-nos a explicar aos utentes a importância da existência de um Serviço Social nos cuidados saúde primários?

Estima-se que 70% dos problemas de saúde são determinados por fatores exteriores ao sector da saúde, nomeadamente fatores biológicos (idade, sexo, genéticos), sociais e económicos (pobreza, emprego, estatuto socioeconómico), ambientais (habitat, ambiente social, qualidade do ar/água), estilos de vida (alimentação, atividade física, comportamentos aditivos), acesso a serviços (educação, saúde, serviços sociais, transportes, lazer).

A interação entre os determinantes mencionados surge como uma oportunidade ou como uma barreira na promoção do bem-estar e do desenvolvimento humano, intervindo nas necessidades humanas que emergem nesta e desta interação.

Se a privação nestes domínios fundamentais afeta adversamente a saúde, do mesmo modo, uma saúde "pobre" pode produzir uma variedade de problemas sociais.


Este ano sentimos que as famílias que acompanhamos tiveram, e muitas ainda têm, problemas socias importantes. Qual tem sido a vossa experiência?

A situação de pandemia por Covid-19 e as medidas impostas para contenção da mesma, levaram ao aumento do desemprego com impacto negativo no rendimento das pessoas e a mais situações de isolamento social prolongado, com repercussões ao nível da saúde mental, da estabilidade emocional e da estrutura familiar, para além da dificuldade de acesso a bens e serviços essenciais.

Toda esta conjuntura veio afetar o bem-estar social e consequentemente a saúde das pessoas, com reflexo no aumento da procura do Assistente Social, confirmando-se a relação simbiótica entre a saúde e os determinantes sociais.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora