Pele bonita e saudável: uma questão de prevenção

25-05-2021

É inegável nos dias que correm a importância de uma boa aparência, uma vez que se encontra fortemente associada aos conceitos de saúde, bem-estar e vitalidade. Nesse sentido, a procura de cuidados na área da medicina estética que visem a melhoria do aspeto e qualidade da pele é um fenómeno em franco crescimento, observado tanto em idades mais avançadas como também nas faixas etárias mais jovens. Desde a aquisição de dermocosméticos, até realização de procedimentos não invasivos ou minimamente invasivos, tais como os peelings, skinboosters, tratamentos com materiais de preenchimento, administração de toxina botulínica, entre muitos outros, as possibilidades disponíveis no mercado são imensas.

Não obstante à segurança e eficácia destes tratamentos, a manutenção de uma pele bonita e saudável deverá passar sempre pela prevenção, sendo que a intervenção nos estilos de vida se assume como o tratamento de primeira linha. E no que diz respeito à prevenção em saúde, as equipas de saúde dos Cuidados de Saúde Primários, possuem uma posição privilegiada, por serem muitas vezes o primeiro contacto do doente com os serviços de saúde.

Se por um lado, é sabido que o envelhecimento cutâneo depende de fatores intrínsecos, tais como a idade e a predisposição genética, é também de salientar o contributo de fatores extrínsecos, como a alimentação, a exposição solar e a agentes nocivos como o álcool e tabaco. Na verdade, vários estudos realizados ao longo dos anos comprovaram o benefício de dieta mediterrânica na prevenção melhoria da aparência da pele, nomeadamente a nível da cor, hidratação e elasticidade da mesma. Em contrapartida, o consumo de tabaco, álcool em excesso e a exposição solar exagerada e/ou sem proteção solar estão associados a um grau de fotoenvelhecimento mais elevado.

Por este motivo, é essencial reforçar a importância da realização de uma alimentação equilibrada, do reforço hídrico, da evicção de consumos tabágicos e alcoólicos e da exposição solar moderada associada a uma proteção adequada. A intervenção nos estilos de vida, que já se assumia como a pedra basilar na prevenção e tratamento de diversas patologias, apresentará resultados bastante positivos numa população por si só já sensibilizada para a componente estética da saúde e bem-estar.

       Catarina Vieira

            Médica Interna de Medicina Geral e Familiar 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora