O que precisa saber sobre Hipertensão Arterial

07-08-2018

A Pressão Arterial (PA) é a pressão com que o sangue circula no interior das artérias, apresentando dois valores: a PA Sistólica e a PA Diastólica, apelidadas no senso comum respetivamente por "Máxima e Mínima".

Assim, Hipertensão arterial define-se como a elevação da PA Sistólica igual ou superior a 140 mmHg e/ou da PA Diastólica igual ou superior a 90 mmHg, em várias medições e em diferentes ocasiões.

Na maioria dos casos a Hipertensão é de causa desconhecida. Os principais fatores de risco são: idade, tabaco, diabetes, colesterol elevado, sedentarismo, excesso de peso, consumo excessivo de sal e de álcool, história familiar de Hipertensão e de outras doenças vasculares.

Habitualmente a Hipertensão não causa sintomas, mas se os valores estiverem excessivamente altos pode provocar dores de cabeça, tonturas, dor no peito, falta de ar ou alterações da visão. A Hipertensão não controlada pode provocar lesões no coração, cérebro, rim e olhos, sendo causa de enfarte, AVC, doença renal, cegueira, insuficiência cardíaca e morte prematura.

A Hipertensão pode ser controlada (não curada!) com recurso a medidas não farmacológicas e/ou farmacológicas. Globalmente, a medicação é segura, bem tolerada e eficaz. Em muitas situações pode ser necessário a toma de dois ou mais medicamentos. Mesmo com valores de tensão controlados, nunca deve suspender medicação por sua iniciativa. Um doente com hipertensão deve adotar estilos de vida saudáveis, idealmente com perda de peso, prática de exercício físico regular, alimentação rica em legumes, frutas e verduras e pobre em gorduras, redução do consumo de álcool e de sal e evicção do tabaco.

Sendo hipertenso, deve medir a sua Pressão Arterial regularmente, em casa ou na sua farmácia, num ambiente calmo e relaxado. O seu braço deve estar completamente desnudado sobre uma mesa, ao nível do coração. Não deve fumar nem ingerir café ou bebidas estimulantes na última hora prévia à medição. Depois de medir a primeira vez, deve aguardar uns minutos e medir novamente, no mesmo braço. Registe o valor tensional mais baixo e mostre os seus registos quando vier a uma consulta. 

          João Pedro Araújo

           Médico Interno de Medicina Geral e Familiar

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora